O flag football é uma variante sem contacto do Futebol Americano. É um desporto divertido e acessível com regras de fácil compreensão e que pode ser praticado dos 8 aos 88 anos.
Em 2012, alguns jovens começaram a treinar nos espaços verdes do Multiusos de Gondomar e transmitiram a sua paixão por este desporto nas redes sociais. Foram contactados por outras equipas emergentes do norte de Portugal, e começaram a organizar alguns jogos amigáveis para saciar a necessidade de competição inerente ao fenómeno desportivo.
Para identificar a equipa, apresentaram-se como Gondomar Hammers em homenagem aos Mineiros de S. Pedro da Cova e também à Ourivesaria, atividade económica gondomarense de reconhecimento internacional.
Em colaboração com as outras equipas, fundaram a Liga Portuguesa de Flag Football para realizar um campeonato com torneios e uma classificação geral para cada época desportiva. Ganharam vários troféus em territorial nacional e Espanha, o que lhe permite apresentar o maior palmarés de todas as equipas de flag football em Portugal.
Em 2018, a direção da equipa foi reforçada na vertente da formação de atletas e traduziu-se na renovação do nome para Academia Hammers e logo.
Através dos contactos que foram estabelecendo com equipas do sul de Portugal, em 2019, estiveram na origem do grupo de equipas Flag Football Portugal que reúne atualmente todas as equipas praticantes deste desporto em território nacional.
Em 2020, deram um passo importante para selar a sua autonomia e reforçar a sua dimensão social do seu projeto através da constituição da ADIS, tendo organizado e colaborado em iniciativas de promoção do desporto para uma vida saudável.
De facto, já jogaram numerosos atletas com a camisola dos Hammers, uma equipa de flag football que se reconhece pela sua exigência técnica e compromisso de equipa.
Os Hammers têm treinos semanalmente nas seguintes datas:
Quinta-Feira | 18h00-20h00
Sábado | 10h00-12h00