Criada em 2013, fruto da fusão de dois grupos de jovens de Gondomar e Paredes com simpatia por desportos americanos, a equipa Highlanders Basebol procurou junto de outras equipas praticantes de basebol na área do Porto apoio para implementar a sua formação técnica. No Basebol, para pontuar, um atacante deve bater a bola com um taco - daí o célebre home run – e correr as três bases. Deve bater a bola quando o lançador adversário tem pontaria para o conhecido Strike.
O seu nome deriva do imperativo de encontrar aspeto comum às duas localidades e dado que situam as duas no norte de Portugal, região caracterizada pelo seu relevo, optou-se pela designação Highlanders.
Durante três anos, competiram na Liga Atlântica de Basebol, com vantagem para a proximidade geográfica das equipas em competição. Acabaram por ganhar essa Liga em 2015.
No ano seguinte, integraram com equipa emergente a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, e conseguiram cumprir um calendário exigente e muito competitivo até ao presente.
Entretanto, mudaram de campo para proporcionar mais condições de segurança e comodidades para a prática desportiva. A equipa tem agora boas condições para receber jogos de Basebol através da rede de contactos que teceu com as outras equipas federadas.
Com a constituição da Associação Desportiva de Inclusão Social - ADIS, os Highlanders ganharam autonomia e identidade própria, no sentido de reforçar a vertente social do desporto e diversificar a oferta desportiva disponível não só no concelho como na área metropolitana do Porto.
O desígnio da inclusão social concretiza-se através de ações de intervenção e divulgação não só do desporto como da equipa, além de restabelecer ecossistemas locais. Para isso, mostram abertura para a promoção de Basebol 5, vertente mais económica e fácil do basebol.
À sua dimensão competitiva e formativa, os Highlanders acrescentaram uma vertente de inclusão social e intergeracional através da prática desportiva, num projeto aberto para o futuro com pés assentes na dinâmica da sociedade do século XXI.
Os Highlanders têm treinos semanalmente nas seguintes datas:
Quinta-feira | 20h00 - 21h30 | Escola Básica Eugénio Andrade
Quinta-feira | 21h30 - 23h00 | Complexo Desportivo de Campanhã
Domingo | 9h30 - 12h30 | Clube Recreativo Zebreirense